terça-feira, 14 de julho de 2009

Avivamento pra quê?

Este é um trecho do meu primeiro livro: "Eu Quero Avivamento".
Comunhão com Deus produz amor incondicional

“E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E era trazido um varão que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. O qual, vendo a Pedro e a João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós (grifo meu). E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho isso, te dou: Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram”. At 3.1-7.

No V. 4 vemos Pedro e João fitando os olhos nele e dizendo: “Olha para nós”. Fica visível aqui o amor na vida dos apóstolos. Amar é muito mais do que palavras; é atitude. Faz-se necessário o avivamento hoje pelo fato desse amor desinteressado estar se esfriando (Mt 24.12).
Tudo o que fazemos, na maioria das vezes, tem um interesse escondido; as agendas são propositais, os elogios, as ofertas, as palavras, a convivência, os relacionamentos, tudo é dirigido para um fim, que muitas vezes não nos leva a nada e com toda a certeza revelam um interesse egoísta.
A comunhão com Cristo liberta-nos dessa filosofia mundana de toma-lá-da-cá. O crente que deseja o avivamento deve ser abnegado. Não quero desestimulá-lo a ser bem sucedido, a ter uma boa carreira, tanto secular quanto ministerial. Mas, que possamos esperar o tempo de Deus na nossa vida; somos imediatistas e queremos tudo já!
Moisés estudou quarenta anos em toda a ciência egípcia, depois, mais quarenta anos viveu no deserto, cuidando de ovelhas; para, depois, servir a Deus e ao seu propósito.
Só acontecerá alguma coisa de Deus na nossa vida quando reconhecermos o nosso lugar na casa dEle. Na passagem que vimos Pedro e João estão subindo juntos ao templo; deixa-nos bem claro que viviam em comunhão. Outro aspecto, que veremos noutro tópico, é de que iam para a oração.
Um varão que desde o ventre de sua mãe era coxo ficava todo o dia à porta do templo chamada Formosa. Quando Pedro e João passaram por ali, viram aquele homem, então resolveram invocar o nome de Jesus. Eles disseram: “Olha para nós”. O homem agora vê uma luz no fim do túnel. Queria ele talvez dinheiro para comer? Ou para ajudar a família? Amigos? Parentes próximos? Pedro lhe falou: “Não tenho prata nem ouro”. Isso talvez lhe tenha soado na alma e uma grande frustração, uma angústia pior do que a própria paralisia tomou conta de si. Por mais uma vez não conseguiu a desejada esmola. Pedro, cheio de amor, disse: “Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda”. Ele usou o nome de Jesus Cristo para realizar o milagre; o mesmo Jesus que, dias atrás, lhe falou: “Não quereis vós retirar-vos”? Quando aceitamos a responsabilidade do avivamento genuíno, somos usados por Deus, com o seu amor ágape, que os remete ao próximo como fontes de águas cristalinas; as quais, saciam a sede daqueles que perecem no mundo de sequidão.
Temos igrejas enormes em nossos dias, mas a exemplo da igreja institucionalizada, perderam o vigor, estão apáticas, sem a vida abundante prometida por Cristo. E por quê? Porque não querem! Onde está o verdadeiro amor que olha para o semelhante com o amor ágape, sem levar em conta o que essa pessoa tem, financeiramente falando. Líderes e pastores de igrejas que aventam a idéia de surrupiar os aposentados e os pensionistas, com a desculpa de que ele precisam dar cada dia mais para serem curados e abençoados. Será que toda a bênção vêm pela contribuição financeira? Acredito que não.
“Não tenham dó dos velhinhos, arranquem o que puderem deles”. Essa é a frase que se ouve em alguns lugares, infelizmente com o nome de igreja e reuniões de obreiros. Campanha de avivamento, de libertação, que mais parece um assalto; onde os pregadores dizem: “Agora chegou a hora de vocês sacrificarem o seu Isaque”, fazendo referência a passagem bíblica de gênesis 22, e contextualizando, ou trazendo uma falsa exegese, ou melhor, eisegese, dizendo que chegou a hora de entregar tudo o que você tem; financeiramente falando. Não vale entregar a alma; tem que ser em dinheiro! Interessante que esses falsos pregadores, esquecem de que Deus poupou Isaque, e Abraão não precisou sacrificá-lo. O que fica subentendido dessa falsa aplicação, é que você meu irmão não precisa entregar seu dinheiro, por que se Deus poupou Isaque, como que você vai sacrificar o seu! Cuidado com algumas campanhas que estão fazendo por ai. O objetivo é somente para arrancar o dinheiro dos crentes incautos. A Bíblia diz que temos a mente de Cristo, por isso vamos ter mais cautela, com alguns supostos avivalistas.
Deus nos guarde.

3 comentários:

  1. Valew meu querido Irmão assim é que se faz, tem que ser grande diante de Deus´pois ÊLE garante nosso ministério, estou feliz por vc nessa caminhada , continue trabalhando nessa finalidade de buscar as almas para o reino dÊLe.
    estou junto contigo valew? a Paz...

    ResponderExcluir
  2. A Paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo mu querido e amado irmão!!!
    A cada dia em busca de uma forma a mais para evangelizar!!! É isso aí, não devemos ter medo do IDE e Deus a cada dia tem te capacitado e te feito cheio da unção divina. Continue sendo guiado pelo Santo Espírito, pois nós "igreja" precisamos ouvir o que Deus tem para nos dizer e você é vaso escolhido por Ele.
    Deus Abençoe!!!

    ResponderExcluir