terça-feira, 21 de julho de 2009

NÃO DEIXE SEU SONHO PARA DEPOIS


Esperança em dias melhores

“E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom. E eis que uma mulher, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós. E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Então, chegou ela e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me. Ele porém, respondendo, disse: Não é bom pegar o pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus senhores. Então, respondeu Jesus e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé. Seja isso feito para contigo, como tu desejas. E, desde aquela hora, a sua filha ficou sã”.

Mateus 15.21-28.

Sempre escrevo meus livros, com base em personagens bíblicos. Depois procuro um texto que verse sobre o assunto que quero discorrer. Analiso detidamente todos os pontos que acho importante e depois oro pedindo a Deus que continue a me iluminar para que, quando estiver no processo da escrita, possam surgir mais idéias e mais assuntos para poder inserir no texto.
Aqui, com esta mulher, aprendi a ter mais esperança e ela me ensinou que nunca podemos deixar para depois nossos problemas e dificuldades, quando sabemos que temos uma oportunidade. Na verdade, aprendi que esperança é uma atitude que tem a ver mais com a alma e espírito da pessoa, do que educação, posição social ou religiosa. Você não precisa fazer um curso sobre esperança para obtê-la. É preciso acreditar naquilo em que está disposto a morrer. Se o que está querendo, desejando é importante, com certeza a esperança estará soprando a brisa suave da certeza de que pode dar certo.

O meu desejo é que tanto você quanto eu cheguemos ao final deste livro com mais esperança. Esperança de ver menos jovens se drogando pelas ruas, de ver meninas, crianças, se prostituírem. Famílias que já perderam todo o sentido de unidade, de amor. O que fazer quando não sabemos o que fazer? Esta mulher siro-fenícia mostrou como devemos agir.
Quero esclarecer algumas coisas neste primeiro momento para que você se sinta familiarizado com o texto e com o contexto desta mensagem. (detalhar sua origem e terra natal)
A primeira reação que essa mulher teve quando soube que Jesus estava naquela região onde morava foi: “Saíra daquelas cercanias”. Sua filha estava, como ela mesma disse, “miseravelmente endemoninhada”, ou seja, em uma situação já insuportável de conviver. Jesus disse que o diabo vem para “matar, roubar e destruir”. Este lar com certeza já estava arrasado pelos demônios. Não sabemos se esta mulher era casada, e onde estava seu marido naquele momento. Podia estar morto; se estivesse morto, com certeza a vida desta mulher caminhava para a destruição total. Ops! Esqueci que ela tinha esperança! E não deixava nada para depois. Sabia que todo sonho tem um preço, mas mesmo assim assumiu sua responsabilidade.
Fiquei impressionado com esta mulher, que nem mesmo os escritores sagrados lhe dão nome. A Bíblia diz que ela saiu! Segundo relato de Marcos ela ouviu falar de Jesus: “ouvindo falar dele”, Marcos 7.25. Acredito que ela obteve informações suficientes de Jesus e depois foi em busca do que precisava. Ela não saiu atrás do primeiro que apareceu na sua cidade, nem procurou o primeiro que estava a disposição. Ela pediu referências daquele que iria atrás.

“A luz do fim do túnel é ligada no último fio da esperança”
Walter grando

Ela demonstrou inteligência. A primeira coisa que perdemos quando estamos desesperados é a capacidade de raciocinar. Nós reagimos ao invés de agirmos. Falta capacidade em todos os sentidos de nossa vida. Vive-se na era dos computadores, do “ORKUT”, do “MSN”, nossa juventude está mergulhada na tecnologia. Só que temos um grande problema com tudo isso em minha opinião: copiamos e colamos, copiamos e colamos. Há muita informação e pouco conhecimento. Temos milhares de informações sendo transmitidas via internet, mas pouca sabedoria quanto às coisas da vida. Não tenho nada contra esses programas de computadores, porém acho que deve se ter mais cautela e cuidado quanto ao uso desses sistemas.
A juventude está cada vez mais relapsa, rebelde, insipiente. As universidades tornaram para alguns um ponto de encontro para desocupados. Alguns passam o tempo todo fora das salas de aulas, bebendo e até se prostituindo. Você que convive em universidades sabe muito bem do que estou falando. Não estou falando de coisas que nunca vi, pois eu também fui estudante universitário, convivi com esse ambiente de. Claro que a maioria está ali para ter um futuro melhor com o curso que está fazendo, mas alguns, só para cumprir o desejo dos pais, que na maioria das vezes tem condições financeiras para suprir os caprichos deles.
Pessoas que gastam o dinheiro dos pais sem ter o mínimo senso de como foi ganho ou conquistado. A esperança deve ser nosso objetivo cada dia. Uma juventude que aprende inglês, espanhol, mas que se esquece da vida, não valoriza as experiências dos mais velhos. Estão dominados pelo capitalismo e pelo consumismo que arrasta jovens para a depressão e às drogas, lícitas e ilícitas. Muitos chegam à prostituição por que não conseguem o que querem com qualquer outro trabalho. Pensam que se prostituindo é a via mais fácil, e quando estão dentro desta prisão percebem que a situação é muito mais difícil e dolorosa.
Este livro não é pra julgar as pessoas e não pense que estou à crucificar àqueles que se prostituem ou se drogam. Meu desejo sincero é que tenhamos esperança juntos. Eu fico preocupado em como poder ajudar essas pessoas, por que não escrevo livros para ficar rico, ou para ter mais condições do que os outros; escrevo porque achei um meio legítimo pelo qual posso ajudar. Estou tentando fazer alguma coisa pra mudar essa situação! Não adianta ficar vociferando palavras ácidas se não tenho sensibilidade suficiente para ler essa realidade que me cerca. Meus livros têm entrado em presídios, casas de recuperação e graças a Deus tenho visto resultados maravilhosos.
Quero dizer pra você, que Deus nos ama. Todos, indistintamente. Ele não me ama mais só por que resolvi escrever, ou sou conferencista evangélico. Isso não muda em nada o amor de Deus para comigo. A Bíblia diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3.16.
Você viu aqui descrito neste texto que Deus ama mais o evangélico, o africano, o asiático, mais do que o indígena? Não! A Bíblia afirma que Ele amou o “mundo”, ou seja, todos nós. Deus entregou seu Filho para morrer por todos. Há esperança para todos nós, acredite. Na cruz, Jesus Cristo já sabia que estava morrendo pelos meus pecados, e pelos seus. Valorize o que Deus fez por você! Ele não se entregou lá na cruz para chamar a atenção da humanidade por simples capricho. Você morreria por simples capricho? Claro que não!
Deus também. Ele chamou a atenção de toda a humanidade, demonstrando seu amor verdadeiro e sincero. Chame a atenção de Deus hoje com a sua sinceridade. Seja verdadeiro em suas decisões e pensamentos. Deus quer implantar uma semente no seu coração que ninguém poderá roubar: Esperança.
Poderia listar uma série de coisas que fizeram com que essa mulher aflita saísse de sua casa para buscar ajuda, mas vou apresentar apenas uma.

1. Ela “saiu” da acomodação: o que é uma pessoa acomodada? Segundo dicionário, “apropriado, adequado, cômodo, tranqüilo, quieto, sossegado. Ajustado a uma situação sem estar, ou não estando inteiramente, de acordo com ela; adaptado”.
Isso era um fato inconteste. Claro que vivia uma situação muito adversa na sua família, porém, ela resolveu sair. Sei que em muitos lares existem pessoas que se ajustam ao problema. Pessoas que não estão muito preocupadas com aquela situação e vão “carregando o problema no colo”. Não é isso que Deus espera que você faça. Às vezes foi uma conversa mal resolvida e que não temos coragem suficiente para terminá-la. Enfrentar o problema não é necessariamente resolvê-lo. Pense nisso!
Você pode me perguntar como eu consigo sair da acomodação? Como posso reagir diante de tanta adversidade? Eu lhe dou uma resposta bem incisiva, direta: Mova-se.
“Mesmo se você estiver no caminho certo, será atropelado se apenas ficar sentado lá”.
Will Rogers (1879-1935)

“Preciso fazer algo’ resolverá mais problemas do que ‘algo precisa ser feito”.
Glenn Van Ekeren
No escritório do meu cunhado tenho encontrado muitas coisas importantes que mudaram radicalmente minha maneira de pensar o mundo. Dentre muitos livros que encontrei e li, tem um que me chamou a atenção e foi referência em trabalhos anteriores. “Insight”, do escritor Daniel Luz.
Diz o seguinte um trecho do livro:
“Não fique aí parado... faça alguma coisa. Fazer o quê? Pergunta você. Há tantas coisas por fazer. Como posso decidir o que é realmente importante para mim e para a minha vida? Como posso estar seguro de que o que escolho fazer é o que realmente devo fazer?
Se você enfrenta essa dificuldade, talvez o mais importante conselho de que necessite seja: faça alguma coisa. Escolha um alvo e trabalhe a fim de alcançá-lo. Mais tarde, você poderá modificá-lo, expandi-lo, ou mesmo substituí-lo por outro melhor. Mas não seja como o cowboy cheio de energia que correu para o curral, selou seu potro xucro e cavalgou em todas as direções.
Talvez seja difícil escolher um alvo específico, mas se não o fizer, é possível que se encontre para sempre frustrado, improdutivo, e por fim, emocionalmente confuso.
O psiquiatra Ari Kiev, da Universidade de Cornell, escreve sobre a importância de fixar um alvo para a saúde mental da pessoa. Diz ele: ‘No exercício de minha profissão como psiquiatra, tenho verificado que ajudar as pessoas a desenvolver alvos pessoais tem se comprovado o modo mais eficaz de ajudá-las a enfrentar com êxito os problemas. Observando a vida das pessoas que dominaram a adversidade, tenho notado que elas estabeleceram alvos e se empenharam em atingi-los. Desde o momento em que decidiram concentrar todas as suas energias num objetivo específico, eles começaram a transpor os mais difíceis empecilhos. O estabelecimento de um alvo é o segredo de um viver bem-sucedido’”.
Agir com esperança, creio que foi isso que essa mulher da qual estamos falando, fez. E você, o que vai fazer? Vai ficar com o problema ou buscará solução? Tem coisas na vida que depende somente de nós.

“Não desanime. Muitas vezes é a última chave do molho a que abre a fechadura”.
Deus continue te abençoando em Cristo Jesus e vamos em frente.

Trecho do meu quarto livro ainda à ser lançado em agosto desse ano.
"Não deixe seu sonho para depois"

Nenhum comentário:

Postar um comentário