terça-feira, 14 de julho de 2009

Reage - Mude de Vida!


GIDEÃO – UM HOMEM NECESSÁRIO


“Muitas pessoas devem a grandeza de suas vidas aos problemas e obstáculos que tiveram que vencer”.

A Bíblia diz: “E sucedeu que, clamando os filhos de Israel ao Senhor...”. Juízes 6.7. Gideão era a resposta de Deus para o clamor do povo israelita; pois eles precisavam, assim como nos dias de Moisés, um que fosse chamado por Deus para ser levantado como “libertador”.

Antes, porém de discorrer sobre este tópico, faz-se necessário e imprescindível à recomendação do grande teólogo Pentecostal Donald Stamps, comentarista da Bíblia de Estudo Pentecostal, comentando Juízes 6.6: “Israel clamou a Deus só em último recurso, e só o fez por causa da opressão em que se encontrara. 1. O problema principal dos israelitas era que a sua fé em Deus originava-se, não no amor e gratidão ao Senhor Deus, mas nos desejos e ambições egocêntricos. Buscavam a Deus só nos apertos, quando reconheciam que precisavam dEle. 2. Os crentes deste novo concerto também precisavam verificar o tipo de fé que têm. Estamos seguindo ao Senhor porque realmente o amamos e o exaltamos por aquilo que Ele é e por aquilo que Ele tem feito? Que o servimos primeiramente por aquilo que dEle recebemos? Se nossa fé em Deus e nossa dedicação a Ele são genuínas, nós o seguiremos mesmo que isso resulte em aflição, sofrimento, perseguição e prejuízo”. Não poderia deixar de seguir em frente sem essa solene advertência de Deus através de Donald Stamps.

Gideão era filho de Joás, o abiezrita da tribo de Manasses, que residia em Ofra, em Gileade, do outro lado do Jordão. Seu nome em hebraico significa: “lenhador”, ou “guerreiro”.

É interessante notar que há sempre um momento significativo preparado por Deus para nós. Haverá sempre um plano especial do Senhor no qual se conformará com nossas possibilidades. É preciso estar sempre preparado, pois o Senhor estará selecionando os que são disciplinados e que no fundo dos seus corações desejam honrar a Deus.

Epictetus (55 – 135 d.C.) Filósofo grego dizia:

“Você veio ao mundo não porque assim escolheu – mas porque o mundo precisou de você”.

O apóstolo dos gentios, já velho e preso em Roma por causa da pregação do Evangelho, exorta seu filho na fé, Timóteo: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. 2 Timóteo 2.15.

O mundo pós-moderno exige muito das pessoas. Inglês, espanhol, computação, curso superior, especialização, etc. Tudo para se cumprir funções humanas e materiais. É vergonhoso dizer, mas é uma verdade inconteste que muitos obreiros da Casa do Senhor são no mínimo despreparados. Estão completamente desinformados insipientes; não há nada de atrativo neles. Continuam sendo as mesmas ladainhas de sempre!

O obreiro despreparado é uma tragédia para a obra de Deus. E infelizmente eles não são poucos! Deus escolheu Gideão, pois este estava malhando o trigo no lagar, escondendo-o dos midianitas. Ele estava aprendendo com as dificuldades e vicissitudes que a vida lhe tinha imposto. Gideão estava amadurecendo como pessoa.

Não sabemos quando vamos entrar em cena. Portanto faz-se necessário preparo e aprendizado constante com a vida. Se és jovem e está lendo esse livro nesse momento, busque ao Senhor em oração. Eu sei que você quer acertar, fazer algo especial para Deus, mas não sabe por onde começar. É preciso buscar a Deus e aprender com Ele.

Estude bastante. Esteja espiritual quanto intelectualmente preparado. Sempre vigiando sua vida moral. Não abra mão das suas sadias convicções só para agradar a maioria. Seja a minoria que Deus usa! Nem todos tiveram seu lugar de destaque na história bíblica ou mundial. Se estiver disposto marcar sua geração com a poderosa mensagem do Evangelho a hora é agora. Não deixe para depois, pode não haver depois. Se Entregue ao Espírito Santo e Ele fará de ti com fez com Gideão, Davi, Isaías, Pedro, Paulo, John Wesley, Gunnar Vingren, Daniel Berg, Billy Grahan etc.

“Você é alguém; porque Deus nunca desperdiça o seu tempo para fazer um ninguém”. Mary Cowley

Gostei de um texto de um autor desconhecido que diz: “Quando muda o seu modo de pensar, mudam as suas crenças;
Quando você muda as suas crenças, mudam as suas expectativas, muda a sua atitude;
Quando você muda a sua atitude, muda o seu comportamento;
Quando você muda o seu comportamento, muda o seu desempenho;
Quando você muda o seu desempenho, VOCÊ MUDA A SUA VIDA”.


Trecho do meu segundo livro: "Reage - Mude de Vida!"

Um comentário:

  1. meu Deus livro reagi e o melhor que li nao tenho palavras e muito bom, do meu amigo elizeu marcelo um mega escrito para esta nova geraçao leiammmmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir